segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Prefeito sanciona lei de redução do ISTI



Prefeito Paulo Garcia sanciona a lei que reduz o ISTI. Estiveram presentes no momento da assinatura , o presidente do CRECI-GO, Oscar Hugo Monteiro Guimarães, presidente do SINDIMÓVEIS-GO, Antônio Mesquita, os vereadores, Agenor Mariano e Elias Vaz , presidente da ADEMI-GO Ilésio Inácio Ferreira.




O Prefeito Paulo Garcia esteve na sede do CRECI-GO , no último dia 29 de setembro para sancionar a lei que altera a porcentagem da alíquota do ISTI, (Imposto Sobre Transmissão de Imóveis) de 3,5% para 2%, em caráter experimental até 31 de dezembro de 2011.
A estimativa é que existam mais de 70 mil “contratos de gaveta” na Capital. A lei oferece ao contribuinte a oportunidade de pagar menos pela regularização do registro do imóvel.
A redução do imposto é resultado de um projeto substitutivo dos vereadores Elias Vaz e Agenor Mariano e concede um desconto real de 43%.
O Vereador, Elias Vaz parabenizou o prefeito de Goiânia pela decisão de sancionar a lei .
“ Esse dia é muito importante para a Câmara Municipal de Goiânia, estamos dando a nossa contribuição para a sociedade goianiense”, declara o vereador.
De acordo com Agenor Mariano a aliquota de 3,5, considerada a mais alta do país , está com esse valor desde 1989, mesmo com as reivindicações das entidades e a população goianiese.
Para o presidente do Creci de Goiás, Oscar Hugo Monteiro Guimarães, a nova alíquota é uma conquista para a sociedade e para o mercado imobiliário, principalmente para as entidades do setor.
O Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia , ressaltou que essa foi uma vitória das entidades de classe, presididas pelo presidente do CRECI-GO , Oscar Hugo e o presidente do SINDIMÓVEIS-GO, Antônio Mesquita.
Paulo Garcia declarou que se for comprovado que a lei trará benefícios à cadeia produtiva imobiliária, ela passará a ter caráter definitivo em 2012.
O presidente do SINDIMÓVEIS-GO, Antônio Mesquita ressalta que essa foi uma grande vitória para a categoria que luta há alguns anos, através de suas entidades de classe, CRECI e SINDIMÓVEIS na reivindicação da redução do imposto .
O presidente Mesquita aguarda a publicação da lei no diário oficial para legalizar a escritura do seu imóvel.
A nova lei deverá entrar em vigor a partir da publicação no Diário oficial do Município, o que deve ocorrer até a próxima quinta-feira.
Estiveram presentes representantes do Mercado Imobiliário Goianiense (CRECI-GO, SINDIMÓVEIS-GO, SECOVI-GO, SINDUSCON-GO e ADEMI-GO, FIEG ),vereadores, secretario de finanças, Dario Delio Campos, Secretário de Planejamento, Roberto Elias Fernandes, Superintendente da CAIXA, Marise Fernandes, corretores de imóveis e empresários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário